View In:
ArcGIS JavaScript
ArcGIS Online Map Viewer
ArcGIS Earth
ArcGIS Pro
Service Description: A análise de suscetibilidade possibilita uma visão integrada das características e processos físicos atuantes na região de estudo, uma vez que a falta de controle e disciplinamento na ocupação das áreas urbanas causa graves problemas sociais e ambientais com a erosão das encostas, o assoreamento de rios e canais pelo aporte dos sedimentos mobilizados e as consequentes inundações. A gravidade é maior ou menor dependendo do número de habitantes nas encostas (e margens de rios) e da suscetibilidade destas à erosão. De modo geral, os cuidados com as restrições de ordem geotécnica são negligenciados. Nesse contexto, o mapeamento indicativo das áreas suscetíveis a escorregamento está sendo realizado para que se possa evitar uma nova catástrofe como a ocorrida em abril de 2010, onde dezenas de pessoas perderam as suas vidas e centenas perderam suas moradias. Não é mais permitido o desconhecimento ou o descaso sobre essas áreas. Dessa forma, torna-se imprescindível o investimento em pesquisas voltadas para os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) com aplicações em tomadas de decisão, na esfera governamental, uma vez que esses sistemas se ofereceram como ferramentas capazes de propiciar meios para o levantamento de dados do meio físico, do uso e ocupação da superfície terrestre, bem como, na integração desses dados para posterior análise e interpretação, os quais resultaram em subsídios relevantes às análises realizadas. Assim, se buscou a realização de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia consagradas pela ciência, cujos conhecimentos adquiridos poderão ser utilizados para aplicação prática, voltados para a solução de problemas concretos do município do Rio de Janeiro e seus citadinos.
Map Name: Suscetibilidade a deslizamentos
Legend
All Layers and Tables
Dynamic Legend
Dynamic All Layers
Layers:
Description: A análise de suscetibilidade possibilita uma visão integrada das características e processos físicos atuantes na região de estudo, uma vez que a falta de controle e disciplinamento na ocupação das áreas urbanas causa graves problemas sociais e ambientais com a erosão das encostas, o assoreamento de rios e canais pelo aporte dos sedimentos mobilizados e as consequentes inundações. A gravidade é maior ou menor dependendo do número de habitantes nas encostas (e margens de rios) e da suscetibilidade destas à erosão. De modo geral, os cuidados com as restrições de ordem geotécnica são negligenciados. Nesse contexto, o mapeamento indicativo das áreas suscetíveis a escorregamento está sendo realizado para que se possa evitar uma nova catástrofe como a ocorrida em abril de 2010, onde dezenas de pessoas perderam as suas vidas e centenas perderam suas moradias. Não é mais permitido o desconhecimento ou o descaso sobre essas áreas. Dessa forma, torna-se imprescindível o investimento em pesquisas voltadas para os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) com aplicações em tomadas de decisão, na esfera governamental, uma vez que esses sistemas se ofereceram como ferramentas capazes de propiciar meios para o levantamento de dados do meio físico, do uso e ocupação da superfície terrestre, bem como, na integração desses dados para posterior análise e interpretação, os quais resultaram em subsídios relevantes às análises realizadas. Assim, se buscou a realização de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia consagradas pela ciência, cujos conhecimentos adquiridos poderão ser utilizados para aplicação prática, voltados para a solução de problemas concretos do município do Rio de Janeiro e seus citadinos.
Service Item Id: 38f8f04f6aa747c088f3a15f84fffbb9
Copyright Text: Fundação Geo-Rio
Spatial Reference:
31983
(31983)
Single Fused Map Cache: false
Initial Extent:
XMin: 633769.6554887618
YMin: 7443204.075503959
XMax: 685114.6998426055
YMax: 7486428.219985512
Spatial Reference: 31983
(31983)
Full Extent:
XMin: 623533.3049091232
YMin: 7446537.76205906
XMax: 695354.1421166452
YMax: 7483379.631915401
Spatial Reference: 31983
(31983)
Units: esriMeters
Supported Image Format Types: PNG32,PNG24,PNG,JPG,DIB,TIFF,EMF,PS,PDF,GIF,SVG,SVGZ,BMP
Document Info:
Title: Suscetibilidade a deslizamentos
Author:
Comments: <DIV STYLE="text-align:Left;font-size:12pt"><DIV><DIV><P><SPAN>A análise de suscetibilidade possibilita uma visão integrada das características e processos físicos atuantes na região de estudo, uma vez que a falta de controle e disciplinamento na ocupação das áreas urbanas causa graves problemas sociais e ambientais com a erosão das encostas, o assoreamento de rios e canais pelo aporte dos sedimentos mobilizados e as consequentes inundações. A gravidade é maior ou menor dependendo do número de habitantes nas encostas (e margens de rios) e da suscetibilidade destas à erosão. De modo geral, os cuidados com as restrições de ordem geotécnica são negligenciados. Nesse contexto, o mapeamento indicativo das áreas suscetíveis a escorregamento está sendo realizado para que se possa evitar uma nova catástrofe como a ocorrida em abril de 2010, onde dezenas de pessoas perderam as suas vidas e centenas perderam suas moradias. Não é mais permitido o desconhecimento ou o descaso sobre essas áreas. Dessa forma, torna-se imprescindível o investimento em pesquisas voltadas para os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) com aplicações em tomadas de decisão, na esfera governamental, uma vez que esses sistemas se ofereceram como ferramentas capazes de propiciar meios para o levantamento de dados do meio físico, do uso e ocupação da superfície terrestre, bem como, na integração desses dados para posterior análise e interpretação, os quais resultaram em subsídios relevantes às análises realizadas. Assim, se buscou a realização de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia consagradas pela ciência, cujos conhecimentos adquiridos poderão ser utilizados para aplicação prática, voltados para a solução de problemas concretos do município do Rio de Janeiro e seus citadinos.</SPAN></P></DIV></DIV></DIV>
Subject: O presente mapa tem como finalidade a obtenção da carta de suscetibilidade a escorregamentos na escala 1:10.000 da área estudada a partir de fatores topográficos, geológicos, pedológicos e antrópicos.
Category:
Keywords: características ambientais,suscetibilidade,deslizamentos,escorregamentos,movimentos de massa,landslides,georio
AntialiasingMode: Fast
TextAntialiasingMode: Force
Supports Dynamic Layers: true
Resampling: false
MaxRecordCount: 2000
MaxImageHeight: 4096
MaxImageWidth: 4096
Supported Query Formats: JSON, geoJSON, PBF
Supports Query Data Elements: true
Min Scale: 0
Max Scale: 0
Supports Datum Transformation: true
Child Resources:
Info
Dynamic Layer
Supported Operations:
Export Map
Identify
QueryLegends
QueryDomains
Find
Return Updates